RECURSOS NATURAIS E IMPACTOS AMBIENTAIS


Conforme seus estudos realizados referente ao capítulo: Impactos ambientais e processos erosivos em ambientes naturais-, o intemperismo pode acontecer por efeito da ação das águas, ventos, gelos, Sol, abalos sísmicos, etc. Dentro do ciclo das rochas, após o intemperismo vem a erosão. Mas esse processo se torna um problema quando passa a afetar a qualidade do solo, que em casos extremos pode passar por processos de desertificação.

 

Analise as frases sobre tipo de erosão, e marque aquela em que a associação entre denominação e conceito esteja coerente.  


As voçorocas são processos erosivos de grande magnitude, comuns em regiões de climas úmidos, por isso podendo também ser chamadas de erosão pluvial.


Os sulcos ou canais representam a forma mais avançada da erosão hídrica. É um tipo de erosão causado pelo vento, que age removendo os fragmentos mais finos do solo.


Na erosão laminar ou superficial o solo é removido superficialmente. As partículas mais leves, consideradas as mais férteis, são removidas primeiro.


erosão hídrica configura um processo bastante visível, especialmente em áreas que ventam muito, como as zonas litorâneas do Brasil.


A erosão eólica é provocada por grandes concentrações de enxurradas, quando a água se concentra em alguns pontos do terreno, e depois forma sulcos.

O gás natural (GN) é muito utilizado em, indústrias, comércio, residências e veículos. Sobre a utilização e aplicação desse recurso, julgue as afirmativas que segue: 

I. O gás natural na indústria serve como combustível para a geração de calor como matéria prima nos setores: químico, metalúrgico etc.

II. Em países de clima muito frio, serve como aquecimento do ambiente.

III. No comércio de forma geral o gás natural substitui o óleo diesel e a lenha.

IV. O gás natural tem sido usado no lugar da gasolina e do óleo diesel.

V. No Brasil, o gás natural é usado para a cocção de alimentos e aquecimento da água.

 

Está correto o que se afirma em:

 


I, II, V. 


III e V apenas.


I, III, IV, V. 


I, V apenas. 


I, II, III, IV, V.

Os processos erosivos ocorrem após o intemperismo, que provoca o desgaste da rocha- processo caracterizado como lento e contínuo. O próximo estágio é o processo de erosão que pode ser classificado em várias instâncias. De acordo com os estudos realizados sobre o assunto, associe a segunda coluna de acordo com a primeira.

1. Erosão eólica.

2. Erosão hídrica.

3. Erosão marinha.

4. Erosão por gravidade.

5. Erosão glacial.

 

(    )  Essa atividade erosiva consiste no movimento das rochas ou sedimentos montanha abaixo. 

(    ) Esse tipo de erosão é o mais preocupante no Brasil, pois desagrega e transporta o material erodido.

(    ) As águas das chuvas penetram entre as fendas das rochas e quando o inverno intenso se instala essas águas congelam-se.

(    ) Esse tipo de processo erosivo é mais visível em regiões onde os ventos são fortes, como no litoral ou no planalto central brasileiro.

(    ) Esse tipo de erosão é resultado do lento desgaste que a água do mar provoca nas rochas. 

A sequência correta está contida em:


5, 2, 1, 3, 4.


1, 2, 3, 4, 5.


4, 2, 5, 1, 3.


2, 5, 1, 3,4.


4, 3, 2, 1, 5.

Com base em seus conhecimentos sobre a relação entre os recursos energéticos e eficiência energética, leia a questão a seguir e faça o que se pede.

 As proposições a seguir fazem referência às biomassas. Leia-as com atenção e preencha os parênteses com V nas afirmativas verdadeiras e F nas afirmativas falsas.

 a) ( ) Apesar de tratar-se de uma fonte energética renovável, a opção pela biomassa reproduziu as tradicionais estruturas sócio-espaciais brasileiras. Além disso, determinados tipos de biomassa e a forma como são utilizados os tornam poluentes.

b) ( ) A cana-de-açúcar, matéria-prima usada na produção do álcool etílico, ocupou vastas extensões de solos no Nordeste e no Sudeste do Brasil. São os estados de Pernambuco e São Paulo os maiores produtores nacionais de cana-de-açúcar.  

c) ( ) O Estado não tem assumido a posição de subsidiário dos usineiros de cana-de-açúcar, o que tem provocado uma redução nos lucros dos empresários e, consequentemente, reforçado os privilégios políticos e econômicos das elites agrárias.

d) ( ) O eucalipto também é muito utilizado na produção do etanol no Brasil. Este ocupou vastas áreas, especialmente da Região Norte, provocando acelerado desmatamento. O etanol vem substituindo o óleo diesel, utilizado nos meios de transporte pesados, devido ao custo - benefício.

e) ( ) A produção do Etanol criou um grande número de empregos temporários, existentes apenas nas épocas de safra. Além disso, o cultivo da cana-de-açúcar é provoca a desestruturação da agricultura familiar.

 A sequência correta é:

 


V, V, V, F, F.


V, V, F, F, F.


F, V, V, F, F.


V, F, V, F, F.


V, V, F, F, V.

Os recursos naturais têm uma importância singular para a manutenção da vida na Terra. Tais recursos podem ser tanto bióticos, quanto abióticos, e formam entre si uma teia de relações, dando origem aos ecossistemas. Toda e qualquer mudança em algum dos elementos do ecossistema é capaz de alterar consideravelmente o equilíbrio do mesmo. 

 De acordo com sua leitura realizada, analise as assertivas abaixo e assinale a que estiver CORRETA:

 

 


Os recursos naturais podem ser renováveis e não renováveis. Os renováveis são recriados naturalmente, enquanto os nãos renováveis exigem grande esforço humano para que sejam repostos.


Os recursos naturais renováveis existem em quantidades fixas na natureza, e sua recomposição pode levar milhares de anos para se efetivar.

 


Pode-se afirmar que recurso natural é, geralmente, sinônimo de riqueza em matérias-primas. No entanto, só o ser humano é capaz de transformar uma riqueza latente em poder de fato.


O petróleo é um exemplo de recurso natural não renovável muito abundante no mundo. As maiores reservas de petróleo são encontradas nos países ricos, como Estados Unidos, Inglaterra e Japão.


O carvão mineral é um exemplo de recurso natural não renovável, pois é necessário um processo industrial que transforme a celulose até chegar, finalmente, ao ponto de grafita.

Os recursos naturais são elementos da natureza que entram no processo da produção humana. Estes são classificados em renováveis e não renováveis. O que não significa que os renováveis não possam se esgotar. Verifique a seguir se o recurso é renovável ou não renovável e marque a sequencia correta.

 Utilizando “R” para renováveis e “N” para não renováveis, veja a seguir a sequência que preenche corretamente as lacunas.


(    ) madeira

(    ) gás natural

(    ) turfa

(    ) energia eólica

(    ) minério de ferro

(    ) carvão mineral

(    ) força muscular animal e humana

(    ) vegetais



N, N, R, R, R, N, R, R.


R, N, N, N, R, N, R, R.


R, R, N, R, N, R, N, R.


R, N, N, R, N, N, R, R.


R, R, N, R, N, N, R, N.

Os recursos renováveis são aqueles que se constituem cuja reposição se dá de forma contínua pela natureza, logo são abundantes e ilimitados, podendo ser explorados sem muitas preocupações.

São exemplos de recursos renováveis:

I. Madeira, vegetais, esterco.

II. Energia solar, energia eólica, petróleo.

III. A turfa, o gás natural, a energia solar.

IV. A energia nuclear convencional, o carvão, a madeira.

V. Força muscular animal e humana, as fontes geotermais, e a energia solar.

 Está (ão)  correta (as) o que se afirma em: 


II, III, IV apenas.


I, V apenas.


I, II, III, IV, V. 


III, IV apenas.


I, III, IV apenas. 

Diante dos estudos realizados acerca dos recursos naturais e suas relações com os ecossistemas, você aprendeu sobre os recursos naturais renováveis e não renováveis. Ainda, em relação ao assunto estudado, julgue as afirmativas em verdadeiras ou falsas.

(    ) Além do carvão mineral e do petróleo podemos destacar ainda o gás natural como combustível fóssil, e suas características de formação e distribuição estão ligadas diretamente às do petróleo.

(    ) O minério de ferro é um importante componente da base produtiva do aço, pois é sua matéria prima, substância que agrega também o carbono.

(    ) O volume de água doce no mundo é muito grande se comparado ao total de água do planeta.

(    ) Outros recursos naturais como o Sol e o vento são considerados soluções para a problemática energética em um futuro muito próximo.

(    ) Para se entender a preocupação de modo geral com o meio ambiente e com seus recursos naturais, não é preciso levar em consideração as transformações ocorridas no planeta, oriundas de ações antrópicas ou naturais, que afetam direta ou indiretamente os ecossistemas e, consequentemente o homem.

 


V, V, F, F, F. 


F, V, F, V, F. 


F, F, V, V, F. 


V, V, V, V, V. 


V, V, F, V, F. 

Na leitura indicada, você estudou sobre os recursos naturais renováveis e não-renováveis. Com base em seus conhecimentos sobre a relação entre os recursos energéticos e eficiência energética, leia a questão a seguir e faça o que se pede.

 As proposições a seguir fazem referência às biomassas. Leia-as com atenção e preencha os parênteses com V nas afirmativas verdadeiras e F nas afirmativas falsas.

 a) ( ) Apesar de tratar-se de uma fonte energética renovável, a opção pela biomassa reproduziu as tradicionais estruturas sócio-espaciais brasileiras. Além disso, determinados tipos de biomassa e a forma como são utilizados os tornam poluentes.

b) ( ) A cana-de-açúcar, matéria-prima utilizada na produção de açúcar e etanol ou álcool etílico, ocupou vastas extensões de solos no Nordeste brasileiro e, mais recentemente, tem tornado o Sudeste a principal região produtora dessa matéria-prima.   
c) ( ) O Estado não tem assumido a posição de subsidiário dos usineiros de cana-de-açúcar, o que tem provocado uma redução nos lucros dos empresários e, consequentemente, reforçado os privilégios políticos e econômicos das elites agrárias.
d) ( ) O eucalipto também é muito utilizado na produção do etanol no Brasil. Este ocupou vastas áreas, especialmente da Região Norte, provocando acelerado desmatamento. O etanol vem substituindo o óleo diesel, utilizado nos meios de transporte pesados, devido ao custo - benefício.
e) ( ) A produção do Etanol criou um grande número de empregos temporários, existentes apenas nas épocas de safra. Além disso, o cultivo da cana-de-açúcar estimula a desestruturação da agricultura familiar.

 

A sequência correta é:

 

 

 

 

 

 


V V F F V.


F V V F F.


V V F F F.


V V V F F.


V F V F F.

O carvão foi descoberto no Brasil em 1795. Os depósitos de carvão fóssil do Brasil estão situados no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Distribuem-se em oito grandes jazidas, sete das quais no Rio Grande do Sul e uma em Santa Catarina, além de várias outras de menor porte. Cerca de 88% dos recursos localizam-se no Rio Grande do Sul, embora seja em Santa Catarina a maior exploração. (Fonte: http://www.scielo.br/pdf/ea/v12n33/v12n33a06.pdf, acessado em 30.04.2012)

 As proposições desta questão têm relação com o assunto “carvão mineral”. Julgue-as e assinale as CORRETAS:

 

I) O carvão mineral é uma rocha magmática que desempenha um importante papel na indústria siderúrgica.

II) A turfa pode ser considerada como a modalidade de carvão menos transformado, e constitui o estágio de formação mais recente.

III) O carvão mineral é uma fonte de energia do tipo não renovável; trata-se de um combustível fóssil que, quando queimado, lança poluentes no ar atmosférico.

IV) A maior área produtora de carvão mineral no Brasil situa-se no Quadrilátero Ferrífero, mais especificamente em terrenos do período Carbonífero.

V) O processo geológico de transformação da matéria orgânica em carvão mineral é designado como “hulheização” ou incarbonização.

 

Estão corretas as seguintes assertivas:

 


I, II, III, e V.


II, III, IV e V.


III, IV e V.


I, II, III, IV e V.


II, III e V.

Páginas: 12345678910
11